Apto Temporada - São Vicente: Encenação da Fundação de São Vicente - 22 a 26 de Janeiro 2014

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Encenação da Fundação de São Vicente - 22 a 26 de Janeiro 2014


Considerada o Maior Espetáculo em Areia de Praia do Mundo, A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente foi criada em 1982. No início era feita em um pequeno cercado na praia do Gonzaguinha, por voluntários da comunidade que se reuniam de dia para comemorar o aniversário da Cidade. O grande salto ocorreu em 1998, quando foi criada uma grande arena onde os atores da Cidade e famosos da TV, contavam a história da chegada de Martim Afonso, pela primeira vez à noite. Deste momento em diante a Encenação ganhou repercussão nacional. 

Cerca de 56 mil pessoas assistem aos sete dias de volta ao passado com 1.300 mil atores do povo, que ensaiam durante oito meses. Um dos grandes atrativos é a réplica da caravela do Descobrimento do Brasil, a “Espírito Santo”, uma das seis em atividade no mundo. 


O ator santista Oscar Magrini é quem vai personificar Martim Afonso de Souza na 32ª temporada do espetáculo da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, que estreia temporada no próximo dia 22, em meio às comemorações dos 482 anos do Município. Mais uma vez, a história daquela que seria a primeira vila (depois cidade) do País, será contada em forma de musical, com roteiro e direção geral de Amauri Alves.
Magrini é santista e iniciou carreira fazendo figurações e comerciais, deslanchando em inúmeros trabalhos na TV, cinema e teatro. Na TV, seu mais recente trabalho foi na novela Salve Jorge (TV Globo), em 2012, quando interpretou o coronel do Exército Geraldo Nunes.


Armando Babaioff é outro nome confirmado para a temporada 2014 da Encenação; seu papel será o do líder indígena Tibiriçá, que intermediava os embates entre os índios que habitavam o litoral e os soldados portugueses das expedições. Babaioff é pernambucano de Recife, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; em seu currículo, inúmeras peças teatrais e novelas, a mais recente Sangue Bom (TV Globo), no ano passado.
Ainda no elenco da Encenação, que reúne em cena perto de mil atores amadores, bailarinos, dançarinos, brincantes de quadrilhas juninas, cantores e artistas de circo, estarão nomes como Hélio Cícero (ator veterano nas montagens do espetáculo), como o anjo narrador; Marcos Azevedo (ator vicentino fundador da Cia. Ópera Seca, com Gerald Thomas), como Pero Lopes; o apresentador de TV Tony Lammers, com padre Gonçalo; e Thamires Ohana, mais uma vez como Bartira.
Mais uma vez, quem for acompanhar de perto o espetáculo da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, estará participando de uma grande ação social: os ingressos serão trocados por latas ou pacotes de leite em pó de 400g, a partir do dia 16, em supermercados da Cidade e no estande da Secretaria da Cultura, junto à arena que está sendo montada na Praia do Gonzaguinha.

Cada embalagem dará direito a um ingresso; nas cinco noites de espetáculo, 27 mil lugares estarão disponíveis nas arquibancadas, que nesta temporada terão assento e encosto para maior conforto e segurança da plateia. Todo alimento arrecadado será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade do Município, que por sua vez distribuirá o leite em pó para as creches mantidas pela Prefeitura.

A Encenação, que acontece entre os dias 22 e 26, comemorando os 482 anos da Cidade, é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, com produção da Associação dos Artistas; apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo; patrocínio da Sabesp e apoio cultural da Caixa Econômica Federal..