Apto Temporada - São Vicente: Ilha Porchat

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ilha Porchat


Piratas e saqueadores consideravam a Sentinela da Barra, antiga Ilha do Mudo, apenas um amontoado de pedras e mato. Mas o povo colonizador a transformou em importante reduto de segurança. Ali ficavam escondidos os sentinelas à espera dos inimigos. Situada na praia do Itararé, de seu topo aprecia-se o panorama das também ilhas de Santos e São Vicente. Abriga um dos mais conhecidos clubes brasileiros, o ilha Porchat Clube.

Local isolado, cercado de água por todos os lados, longe da civilização. Normalmente é isso que nos vem à cabeça quando pensamos na palavra "ilha". Mas não no caso da Ilha Porchat,em São Vicente, na Baixada Santista. Mesmo com menos de um quilômetro quadrado, o local é ponto de referência quando o assunto é agito. A fama vem desde as décadas de 1960 e 1970, época em que a Ilha era frequentada por jovens da elite paulista que buscavam diversão proporcionada pelos bares, restaurantes e cassinos que funcionavam na região.


Hoje o perfil do público não é exatamente o mesmo, mas a Ilha ainda oferece diversas opções de baladas para a moçada: aquelas que agradam casais em busca de um jantar dançante, solteiros que curtem casas especializadas em música eletrônica ou as destinadas ao público GLS. Também tem lazer para a família. 

Apreciar uma das mais belas vistas das praias de São Vicente do Memorial dos 500 anos, que fica no alto da Ilha Porchat, é um deles. E a vista do lugar não é o único atrativo. A plataforma, projetada pelo mundialmente famoso arquiteto Oscar Niemeyer, tem um design que chama atenção por sua beleza e linhas arrojadas. O mirante aponta uma linha imaginária direto para uma das principais obras de Niemeyer, o Congresso Nacional, em Brasília.





A Ilha Porchat é acessível pela Alameda Paulo Gonçalves, construída sobre a faixa de areia que ligava a ilha à cidade.