Apto Temporada - São Vicente: Ponte Pênsil

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ponte Pênsil




O cartão-postal número um de São Vicente é a Ponte Pênsil, que foi a primeira do gênero construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região. A ponte ainda mantém parte do material original utilizado na obra, vindo da Alemanha, como os cabos de aço.


A primeira ponte pênsil a ser montada no Brasil fica no sopé do Morro dos Barbosas, São Vicente-SP. Liga a Ilha ao continente com um intenso movimento de pedestres e veículos. Inaugurada em 1914, a velha Ponte Pênsil começou a ser planejada em 1910, graças a dois engenheiros de visão: Dr. Francisco Saturnino de Brito e Miguel Presgrave. De fama internacional, é exemplo de capacidade da engenharia da época.

A Ponte Pênsil foi construída em 1914 tendo como finalidade principal conduzir o esgoto coletado nas cidades de Santos e São Vicente para seu lançamento no Oceano Atlântico, na Ponta de Itaipu, área que hoje se situa no município de Praia Grande.


Faz parte, portanto, do conjunto de obras de saneamento da ilha, conduzido pelo engenheiro Saturnino de Brito no início do século XX. Desse plano, também faz parte a construção dos conhecidos canais de Santos.

Em sua inauguração, o então prefeito de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, atravessou a ponte em um automóvel. Estava acompanhado de sua comitiva.

Embora o objetivo principal tenha sido a condução do esgoto, a Ponte Pênsil desde a sua construção sempre foi utilizada para a travessia de veículos e pedestres.


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (SLT), informa que a Ponte Pênsil em São Vicente receberá obras de melhorias na recuperação da estrutura da ponte sobre o Mar pequeno, no município de São Vicente. Por conta disso, o tráfego no local será totalmente interrompido a partir de 10 de julho de 2013, nos dois sentidos, por 12 meses.

A reforma estrutural da Ponte Pênsil, com a substituição de todos os 16 cabos de aço, numa extensão de 180 metros, com prazo de execução de um ano.  O investimento na obra é de R$ 24,8 milhões.

Durante a interdição o tráfego de veículos será realizado pela Ponte do Mar Pequeno. Cabe ressaltar que para pedestres e ciclistas será executada uma passagem exclusiva no local das obras.

A Ponte Pênsil é tombada pelo Patrimônio Histórico e faz a ligação entre os bairros do Japuí, Parque Prainha e Jardim Bechara com a parte insular de São Vicente.