O litoral Sul de São Paulo esta em obras, esta sendo construído o primeiro trecho do VLT - Veiculo Leve sobre Trilhos em São Vicente e Santos. Essa obra facilitará a vida de moradores e turistas na Baixada.
O projeto do VLT, veio para substituir o TIM (Trem Intermunicipal), um trem de subúrbio que ligava as cidades de Santos e São Vicente. Operou por alguns anos, até que em meados de 1999, o sistema teve seus serviços interrompidos pelo governo estadual pela situação lastimável em que se encontrava o sistema. Prometeu-se remodelar e modernizar o sistema substituindo o TIM pelo VLT. Foi criado um projeto aproveitando-se a linha do antigo TIM, ligando a área continental de São Vicente (subúrbios) ao porto de Santos e outras duas linhas, uma ligando Santos a Peruíbe e outra ligando Santos a Cubatão (COSIPA).
Este sistema seria a real integração de toda a metrópole de Santos e São Vicente, o troncalizador do sistema de transportes metropolitanos, onde as viagens entre as cidades da metrópole eram e ainda são feitas por ônibus. Foram realizados vários estudos e vários projetos e traçados alterados foram feitos e após várias seções públicas o projeto final ficou pronto e definiu-se sete trechos a serem implantados.
Passados vários anos de morosas conversações e estudos sobre o projeto, o governo estadual afirmou ser melhor a implantação de um sistema de VLP (Veículo Leve sobre Pneu) pois alegaram este ser de menor custo de implantação e de manutenção. Ainda assim, o VLT será implantando na Ilha de São Vicente,7 onde ficam as cidades de Santos e São Vicente, e o VLP nas linhas integradoras às restante das cidades pertencentes a Região Metropolitana de Santos e São Vicente.
A primeira etapa do projeto do VLT vai ter 9,5 quilômetros de extensão. Terá um terminal, na área continental de São Vicente, uma estação de transferência, na avenida Conselheiro Nébias, em Santos, e 11 estações de embarque e desembarque, seis em São Vicente e cinco em Santos. Em setembro, terão início as obras do segundo trecho, de Conselheiro Nébias até Valongo, em um total de mais 7,1 quilômetros, também com previsão de entrega de 12 meses.
Segundo o governador Geraldo Alckmin, este é o primeiro VLT elétrico do país e todos os trens contarão com ar condicionado, proporcionando um transporte rápido, silencioso e confortável para a população. “Esta é uma obra regional e metropolitana; estamos investindo no transporte coletivo de alta capacidade e qualidade, integrando com os demais modais”, destacou o governador. Alckmin também autorizou a licença ambiental de Barreiros a Samaritá (não previsto no projeto inicial) na área continental de São Vicente e de Samaritá até Praia Grande.
A primeira etapa do projeto do VLT vai ter 9,5 quilômetros de extensão. Terá um terminal, na área continental de São Vicente, uma estação de transferência, na avenida Conselheiro Nébias, em Santos, e 11 estações de embarque e desembarque, seis em São Vicente e cinco em Santos. Em setembro, terão início as obras do segundo trecho, de Conselheiro Nébias até Valongo, em um total de mais 7,1 quilômetros, também com previsão de entrega de 12 meses.
Segundo o governador Geraldo Alckmin, este é o primeiro VLT elétrico do país e todos os trens contarão com ar condicionado, proporcionando um transporte rápido, silencioso e confortável para a população. “Esta é uma obra regional e metropolitana; estamos investindo no transporte coletivo de alta capacidade e qualidade, integrando com os demais modais”, destacou o governador. Alckmin também autorizou a licença ambiental de Barreiros a Samaritá (não previsto no projeto inicial) na área continental de São Vicente e de Samaritá até Praia Grande.